Na semana de comemoração do dia dos pais, os alunos da 4 ª série da E.E.B. “João José de Souza Cabral” resolveram prestar uma homenagem diferente. A professora regente da turma, Rosi Ana Piermann Wacherski e a professora da sala de tecnologia Andrea Niedzielski, propuseram aos alunos a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis (computadores) para desenvolver um texto no editor. O texto tinha como referência o dia dos pais. Após o desenvolvimento deste, os alunos cujos pais tinham endereço eletrônico (e-mail), receberam através deste o texto de seu filho, sendo que para os pais que não disponibilizavam deste recurso, os textos foram disponibilizados nos computadores da escola e, ainda, as mensagens foram impressas e enviadas aos mesmos.
Visto que, para muitos de nós, enviar um e-mail é um ato comum, sem maiores dificuldades, devemos lembrar que falamos de crianças com, no máximo, dez anos de idade.
O objetivo do trabalho foi desenvolver a escrita formal eo conhecimento da ortografia através da produção de texto, trabalhando com os recursos tecnológicos disponíveis.
Desta forma, faz-se a ponte entre tecnologia e a escola, o processo ensino-aprendizagem e a inclusão digital, entendendo-se que, para o processo de inclusão digital acontecer, não basta fazer o 'velho com o novo'. Os alunos devem se sentir motivados, o professor deve fazê-los perceber que o computador e a internet estão a seu alcance e, no ambiente escolar, são instrumentos de estudo.
Cabe ao professor direcionar o uso das tecnologias, assim, educa-se uma geração consciente, que sabe sobretudo que o computador é uma ferramenta para seu desenvolvimento e para pesquisa direcionada, assim como um meio de comunicação altamente eficiente.
Pode-se dizer que o trabalho pedagógico requer, antes de tudo, responsabilidade, consciência e dedicação. Dar as mesmas possibilidades para todos os alunos requer um trabalho de observação e pesquisa em sala de aula para então incluir, ensinar e possibilitar novas descobertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário